Sunday, April 15, 2007

30 de Outubro 2005 > Deli

Chegámos a Deli por volta das 00h50, com um atraso de 20 minutos. Tivemos uma boa aterragem!
Só saimos do aeroporto por volta das 01h30...mostrar passaporte, buscar as malas, trocar dinheiro...e finalmente fomos ter com um rapaz que segurava um cartaz com o meu nome...Lá fomos nós para Ashok Country Resort, a uns bons 22 km do aeroporto. Parecia uma eternidade!
Ainda demorámos uma boa meia hora a chegar, depois foi-nos dado os bilhetes de comboio, foi feito o check in, fomos ligar para casa para dizer que estava tudo bem...e eis que nos dizem que andavam todos preocupados conosco, pois tinha havido um ataque bombista em Deli, em que tinham rebentado 3 bombas. Dissemos que estava tudo bem, e que por acaso não sabiamos de nada.
Subimos para o quarto, que tinha umas camas muito largas, e ligamos a televisão, e eis que estava a dar precisamente essa noticia, e não é o nosso espanto, que as bombas tinham rebentado, precisamente na zona do hotel para onde iamos no dia seguinte, que era Paharganj, no Main Bazar...E nisto já eram 03h00 quando nos deitámos.
Acordámos ás 06h30, por isso a dormida não foi muito longa!
Como tinha acontecido aquela série de explosões em Paharganj, acabamos por não ir para essa zona, até porque nos aconselharam a não ir, para além de que a imagem que iriamos ver, seria apenas destroços.
Realmente não se percebe porque existe tanto ódio, e tanta guerra no mundo.
Estas explosões que causaram pelo menos 60 mortos e mais de 100 pessoas feridas foi uma vingança feita por um paquistanês ( muçulmano), 2 dias antes da festividade do Diwali. E hoje, deparámos com o ódio que os indianos têm pelos pasquitaneses, mais precisamente , pelos muçulmanos. Foi ao fazer o check out do Ashok, em que o recepcionista nos pergunta para onde vamos, e nós respondemos que iamos para Paharganj, pelo que de imediato nos aconselhou a não ir...e conversa vai e não vai, vira-se para nós e diz que os muçulmanos deviam todos de morrer! Este conflito será um conflito eterno, assim como todos os conflitos que existem no mundo.A causa de tudo isto, não é nada mais nada menos que o Homem!
As guerras só trazem ódio, e ódio gera ódio.

Mas , este não foi o único acontecimento drástico que aconteceu á nossa chegada. Também houve um acidente com um combóio em Hyderabad. Será que tudo isto foi algum sinal? Dois acidentes!
Possivelmente num país tão imenso, estão constantemente a acontecer acidentes, não com ataques terroristas, mas acidentes de comboio, imagino que sim.

Com tudo isto lá seguimos para Connaught Place, o maior, ou um dos maiores, complexos comerciais.
Fomos num taxi do hotel, em que pagámos 429RS (rupias- moeda local), preço fixo... numa condução completamente louca (tipico dos indianos).
Durante o trajecto, deparamo-nos com vacas no meio da estrada, deitadas ou a andar; vimos lojas que eram, para nós ocidentais, barracas; ruas muito sujas, pobres a dormir na rua , a pedir dinheiro...um cenário um pouco triste, mas o esperado de se encontrar, pois é realmente como li em tantos livros, e como li no IndiaMike, um Blog de dicas para viajantes da Índia.
Bem..e lá chegámos a Connaught Place. Pedimos ao taxista para nos levar a um posto de turismo, para pedirmos um mapa de Deli, e deixou-nos no Janpath nº 82. (o que mais há são postos de turismo, em que muitos não são credenciados pelo Estado, o que se torna um pouco complicado para nós sabermos quem é verdadeiro ou não!)
Entrámos, e ao pedir o mapa, perguntáram-nos se queriamos fazer um Tour por Deli por 100RS ( mais ou menos 2€), por pessoa. Como as distâncias eram enormes entre si, e como iriamos gastar muito mais se andássemos constantemente de taxi ou rickshaw, óptamos por fazer este Tour no dia seguinte. Entretanto, perguntaram-nos, também, se já tinhamos hotel, dissemos que sim, mas quando dissemos a zona onde se situava, deseconselharam-nos a não ir, e aconselharam-nos ou o hotel mesmo por cima da loja, ou um que ficava numa zona, que já nem me lembro. Lá fomos nós 1º ver o hotel por cima da loja. Vimos os preços, e era o dobro por dia do hotel em Paharganj, mas depois, como achámos caro ( 1250RS p/dia), o sr.disse que também tinham um quarto a 485RS p/dia, sem ar condicionado, económico...mas mesmo assim optámos por ir ver o outro hotel que o rapaz da loja nos tinha falado, em que os quartos eram entre 350RS / 400RS.
Ficámos á espera do transporte para nos levar lá...e andámos para ai uma meia hora até chegar ao hotel, numa carripana que só cheirava a gasolina ( e eu até gosto do cheiro a gasolina, mas este era impossivel!).
Chegámos, e assim que olhámos para o hotel pensámos : " Como é possivel com este aspecto tão bonito, ser mais barato?!"
Entrámos e perguntámos os preços...e eis que era o dobro do anterior - 2000RS!!!!p/noite.Dissemos logo que não, e pareceu-me que o condutor não ficou lá muito contente.
Lá fomos nós cair na história do " hotel mais barato", sabendo que quando dizem que ali há um hotel mais barato, é tanga!! Com isto, ficámos dentro da carrinha acheirar a gasolina e toda podre por dentro ( e por fora), uns 15 minutos á espera, do que ainda não sabemos. Não percebemos, porque não fomos logo embora...mas penso que o condutor ficou chateado.
Voltámos para o posto de turismo, e lá decidimos ficar no hotel por cima da loja.

Uma particularidade nas estradas em Deli, é que todos os carros têm uma moça. porque é normal eles darem toques uns nos outros durante a condução, e isso aconteceu-nos, quando vinhamos do hotel que tinhamos recusado (o 2º). A carrinha onde iamos deu um toque num outro carro e continuamos como se nada fosse!! Isso em Portugal era logo motivo para pancadaria certa!

No hotel, lá fizémos o check in, subimos as escadas para o quarto e quando abrimos a porta, lembrei-me logo do quarto descrito no livro " A Praia", talvez por causa da ventoinha no tecto, e da grade na casa de banho, que separa a nossa casa de banho de uma sala do quarto ao lado!
Desligámos de imediato a ventoinha, se bem que sabia bem, pois estáva um calor que nem se aguentava, mas não inspirava confiança...mexia-se muito!!

O quarto não é nenhum luxo, e nem é dos mais limpos do mundo. A casa de banho tem um chuveiro sem banheira, ou seja, o chão é a própria banheira ou polliban...mas é o suficiente para dormir, e o que procuramos é o mais simples possivel e cómodo (claro!).
Deixámos as coisas e fomos comer.
Comemos aqui o hotel, ou melhor, Guest House, num pátio.
Pedimos Mix vegetable (40RS) + Dal Fry (30RS)+ Tandoori Roti (5RS) + Rice (25RS) e uma água (12RS), ficou-nos uma refeição por 2,00€ os dois!!! Tudo " no spicy", mas de pouco valeu.
Tirando o picante excessivo, a comida estava muito boa, e fiquei agora a perceber porque razão não temperam o arroz e o Roti, é que tudo é tão condimentado que tem de haver algo a acompanhar sem sabor para cortar essa condimentação, ou melhor , para suavizar.
Depois do almoço, ficamos a falar um pouco e a ver um esquilo que por ali andava, e seguimos para o quarto, para dormitar um pouco.
Apenas dormimos umas 3 horas, pois fomos acordados por umas crianças que andavam pelo corredor a brincar.
Como já estavamos acordados fomos dar uma volta antes do jantar.

Começámos a andar por Cannaught Place, e fomos dar a um mercado, que por ser quase o Diwali, estava todo iluminado.
Não ficámos muito tempo por aqui, até porque era um cheiro a gasolina misturado com petróleo ( por causa das tochas que estavam acesas), que me fazia ficar tonta e enjoada.
Até agora não achei bonita a cidade de Deli. Achei-a muito suja e poluida.
Vê-se muitas crianças, mulheres com bébés ao colo, mendigos com problemas fisicos a pedir dinheiro, cães muito magros e com sarna, no meio das estradas, sempre ignorados.
Depois deste passeio fomos comer, e desta vez á Pizza Hut.E porquê a Pizza Hut? Para descansar o estômago do almoço que foi muito picante para quem não está habituado.
Foi muito engraçado comer na Pizza Hut. Os empregados eram todos muito simpáticos, entretanto começaram a dançar ao som da música, tal e qual como nos filmes indianos. O mais chato depois da dança, foi estar sempre a ouvir o mesmo CD, que era do Brian Adams.
Comemos por apenas 375RS, que equivale a 5,40€ ( um valor um pouco alto para se comer na Índia), por uma pizza média, duas bebidas - sprite com limão, pães de alho,e para terminar 2 chás com leite, o famoso Chai.
Ao virmos embora, tocamos num sino que estava ao pé da porta, como acto de agradecimento pelo serviço.

Agora, encontro-me na cama tapada com o meu vestido, porque a cama não tem lençol de cima, só um cobertor, e está muito calor no quarto para me tapar com um cobertor.
A ventoinha até á 5 minutos estáva a funcionar, mas como não inspirava confiança, o Pedro desligou-a, é que fica mesmo por cima de nós...

Connaught Place á noite é deserto. Os mercados estão encerrados e há pouca luz na rua.
Se a Pizza Hut não fosse tão perto, acho que teriamos comido aqui na Gust House.
Amanhã estamos curiosos para saber como será tomar banho aqui!